F
Fundada em 27 de maio de 1998, por 18 empresárias de diferentes setores, AMEBRAS – Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil, inicialmente teve por objetivo capacitar, reciclar, informar e preparar a mulher empreendedora para a rotina administrativa de seus empreendimentos; buscando negócios e gerando renda para suas associadas.
A AMEBRAS é uma associação formada por mulheres que procuram realizar seus projetos de vida com eficiência e senso de justiça, lutando exaustivamente para proporcionar às mulheres do Rio de Janeiro melhores condições de vida. Sempre por meio de ferramentas apropriadas para transformar sonhos em ações que as façam crescer pessoal e profissionalmente.
A necessidade de funcionários qualificados fez AMEBRAS elaborar e executar projetos de qualificação mantidos, a principio, financeiramente pelas próprias empresárias, que ao término dos cursos, requisitavam os alunos que mais se destacavam para completar seus quadros de funcionários e colaboradores.
Entendendo que o carnaval seria futuramente um mercado promissor, rico em oportunidades de trabalho, AMEBRAS começou a apostar nas oficinas de carnaval, oferecendo às comunidades das Escolas de Samba oportunidade de qualificação para trabalharem na produção do espetáculo que os próprios eram protagonistas.
Desde 1999, a AMEBRAS se empenha em mostrar aos dirigentes das Escolas de Samba, Associações, Ligas, Autoridades e Governos, que o carnaval vai muito além do que os 4 dias de folia; ou que apenas proporciona aos empresários e políticos um local descontraído para realização de grandes parcerias e negócios.
Em 2001 conseguiu as parcerias externas privadas para o lançamento do Programa Social “S.O.S. Ajude-me a crescer e permita-me envelhecer”, atendendo jovens e adultos em oficinas de qualificação que marcaria a virada na vida de centenas de pessoas.
Com o apoio da Liga Independente das Escolas de Samba – LIESA, Associação das Escolas de Samba, LESGA e AESMRIO diversas oportunidades de qualificação foram oferecidas às comunidades das Escolas de Samba e outras.
A AMEBRAS sempre acreditou e apostou no carnaval como forte ferramenta de inclusão sócio cultural, através da geração de trabalho e renda, durante todo o ano. É o único e maior espaço democrático, onde nos dias de carnaval abriga todas as classes de A a Z sem identificação do tipo sanguíneo ou título de nobreza.
Ontem muitos não acreditavam, mas hoje, apostam e investem no carnaval como grande mercado de negócios, dando oportunidades de trabalho e renda à milhões de pessoas.
Em 2007 a AMEBRAS realiza seu grande sonho: A Construção do Centro de Formação Profissional Armazém do Samba, no Barracão Cultural, na Cidade do Samba, espaço cedido pela Liesa.
Com salas estruturadas e equipadas de diversas técnicas, o Armazém do Samba, financiado pelo Ministério do Turismo e Fundação Banco do Brasil, qualifica jovens e adultos em 10 ofinas de diferentes técnicas.
Em parceria com o Ministério do Trabalho as oficinas vão para as comunidades, e atendem as pessoas com alto risco social, com diferentes e novas propostas.
O Espaço Cultural Carnaval e Cidadenia – setor 4 do Sambódromo, com o apoio da RIOTUR, Secretaria de Turismo do Município e LIESA, recebe diariamente uma média de 150 turistas (nacionais e internacionais), recepcionando, informando sobre o maior espetáculo da Terra e proporcionando aos curiosos visitantes a possibilidade de vestirem uma fantasia, encenando um dia de folia, além de poderem levar para seus destinos um souvenir de carnaval, produzido pelos novos artesãos do carnaval; tornando-se mantenedores de centenas de famílias.
Em 14 anos de existência e total ação; acreditando que a desigualdade social só diminuirá através do crescimento de profissionais qualificados, que terão igual oportunidade de disputar uma vaga no mercado de trabalho; e que novos mercados surgirão para absorver todos os bons profissionais, que terão condição de fazer um planejamento de vida com renda conquistada do seu trabalho, a AMEBRAS se orgulha do olhar empreendedor de suas associadas que não tiveram medo em arriscar, avançar e ousar nas propostas inovadoras para conquistar um mundo melhor: com menos miséria, menos fome, menos desemprego, menos delitos e menos violência; e com certeza com mais qualidade de vida e mais dignidade.
AMEBRAS:
886 associadas empreendedoras de classes e diferentes ramos de negócios; 22.000 pessoas qualificadas, jovens e adultos residentes em diversas comunidades de Território Estadual e, 72% com trabalho e renda resultante do atendimento e investimento da AMEBRAS e seus parceiros.